O que é benchmaking?
Esse conceito
enraizou-se numa nova abordagem de planejamento estratégico. Durante a última
década, ele tem produzido resultados impressionantes em companhias como a
Xerox, a Ford e a IBM e é conhecido como Benchmarking.
Benchmarking é um
processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias
entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um
processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia"
para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou
vantagem competitiva.
Benchmarking
surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como
corrigir um problema empresarial.
A competitividade
mundial aumentou, acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas à
um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando
oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no
mercado onde atua. Na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo
pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das
pessoas envolvidas, por estarem elas presas aos seus próprios paradigmas.
Na aplicação do Benchmarking,
como todo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e
procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante
melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante desde sua
implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo).
A empresa
interessada em implantar benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo,
objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou
aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as suas
necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo.
Outra vantagem do
benchmarking é a mudança da maneira de uma organização pensar sobre a
necessidade para melhoria. Benchmarking fornece um senso de urgência para
melhoria, indicando níveis de desempenho atingidos previamente num processo de
parceiro do estudo. Um senso de competitividade surge à medida que, uma equipe,
reconhece oportunidades de melhorias além de suas observações diretas, e os
membros da equipe tornam-se motivados a se empenhar por excelência, inovação e
aplicação de pensamento inovador a fim de conseguir sua própria melhoria de
processo.
É necessário que
as organizações que buscam o benchmarking como uma ferramenta de melhoria,
assumam uma postura de "organização que deseja aprender com os
outros" para que possa justificar o esforço investido no processo, pois
essa busca das melhores práticas é um trabalho intensivo, consumidor de tempo e
que requer disciplina. Portanto, benchmarking é uma escola onde se aprende à
aprender.
Saber fazer e
adaptar benchmarking no processo da organização pode nos permitir vislumbrar
oportunidades e também ameaças competitivas, constituindo um atalho seguro para
a excelência, com a utilização de todo um trabalho intelectual acumulado por
outras organizações evitando os erros é armadilhas do caminho.
Mais do que uma
palavra mágica, o benchmarking é um conceito que está alterando
consideravelmente o enfoque da administração, onde o mesmo é composto de
atributos que determinarão o sucesso ou ainda a sobrevivência das empresas
Bibliografia:
http://www.guiarh.com.br/z59.htm
Bibliografia:
http://www.guiarh.com.br/z59.htm
0 comentários:
Postar um comentário