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sábado, 12 de maio de 2012

Administração por objetivos

Administração por objetivos

Origem

Década de 1950 com Peter F. Druker. Surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido.



Características da APO
· É uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo.

· Para a organização atingir resultados é preciso definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.

· É um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento.

· É um estilo exigente e compensador de administração de empresas.

· É um método no qual as metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, as responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados esperados, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados.



A APO apresenta as seguintes características:


Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o subordinado: A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos.

Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição: Basicamente a APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser denominados objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a idéia básica é a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar.


Interligação entre os vários objetivos departamentais: Correlacionar os objetivos dos vários órgãos ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos não se apoiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.


Ênfase na mensuração e no controle de resultados: Após a definição dos objetivos departamentais, elaboram-se os planos táticos e os planos operacionais para alcança-los. Como a APO enfatiza a quantificação a mensuração e o controle, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-lo com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.


Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos: É necessária uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO, para a correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. Na APO há um ciclo que envolve as seguintes etapas:

v  - Fixação dos objetivos Globais da empresa.

v  - Elaboração do Planejamento Estratégico.

v  - Fixação dos Objetivos Departamentais para o ano.

v  - Elaboração do plano tático do departamento.

v  - Desdobramento do Plano Tático em Planos Operacionais.

v  - Avaliação dos resultados alcançados em comparação com os objetivos departamentais.

v  - Revisão nos Planos ou nos objetivos departamentais.

v  - Avaliação dos recursos alcançados em comparação com os objetivos departamentais.


Participação atuante das gerências e dos subordinados: Há intensa participação do gerente e do subordinado.

Apoio Intensivo do staff: A implantação da APO requer o apoio intenso de um staff previamente treinado e preparado. A abordagem do tipo “faço-o você mesmo” não é aconselhável em APO. Pois exige integração e coordenação de esforços.


 Fixação de objetivos


v  - É o ponto de partida para a APO. É a declaração escrita do que se pretende alcançar.

v  - Proporciona à organização uma diretriz certa no sentido de uma finalidade comum.

v  - Promovem o trabalho em equipe e podem ser usados para eliminar as tendências egocêntricas de grupos existentes na organização.

v  - Serve de base segura para verificar o valor das metas e dos planos e ajudam a evitar erros devidos à omissão.

v  - Tornam maiores as possibilidades de previsão do futuro. Uma organização deve dirigir o seu destino, em vez de submeter-se a fatalidade ou ao acaso.

v  - Os objetivos ajudam a orientar e a prever distribuição criteriosa dos recursos.


 Então Administração por Objetivos é:


Uma Técnica participativa de planejamento e avaliação através da qual superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos prioritários e estabelecem objetivos (resultados) a serem alcançados, num determinado período de tempo e em termos quantitativos, dimensionado, as respectivas contribuições (metas) e acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo às correções necessárias.


Bibliografia:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

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