Origem
Década de 1950 com Peter F. Druker.
Surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e
organizações em crescimento rápido.
Características da APO
· É uma técnica de
direção de esforços através do planejamento e controle administrativo.
· Para a organização
atingir resultados é preciso definir em que negócio está atuando e aonde
pretende chegar.
· É um sistema dinâmico
que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e
crescimento.
· É um estilo exigente e
compensador de administração de empresas.
· É um método no qual as
metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, as
responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados
esperados, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os
gerentes são avaliados.
A APO apresenta as seguintes características:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3JkacovjVj5-6QnnCHDR-qvdw9OtdjAu63x9W2I674JHkz_foQlJLd9LkMNmstq3IGLhVlN2KCMLYfNM0SwEX-YBt-UL8Z_MvEgq6c953TrIes2mXFZU8m99OklsCB0TFhTYUyNo8ke0J/s200/do.jpg)
Estabelecimento de objetivos para
cada departamento ou posição:
Basicamente a APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por
posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser denominados
objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a idéia básica é a mesma.
Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar.
Interligação entre os vários
objetivos departamentais:
Correlacionar os objetivos dos vários órgãos ou gerentes envolvidos, mesmo
quando os objetivos não se apoiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma
visão de conjunto.
Ênfase na mensuração
e no controle de resultados:
Após a definição dos objetivos departamentais, elaboram-se os planos táticos e
os planos operacionais para alcança-los. Como a APO enfatiza a quantificação a
mensuração e o controle, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e
compará-lo com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser
mensurados podem ser aplicados a APO.
Contínua avaliação,
revisão e reciclagem dos planos:
É necessária uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO, para a
correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. Na APO há um ciclo que
envolve as seguintes etapas:
v
-
Fixação dos objetivos Globais da empresa.
v
-
Elaboração do Planejamento Estratégico.
v
-
Fixação dos Objetivos Departamentais para o ano.
v
-
Elaboração do plano tático do departamento.
v
-
Desdobramento do Plano Tático em Planos Operacionais.
v
-
Avaliação dos resultados alcançados em comparação com os objetivos departamentais.
v
-
Revisão nos Planos ou nos objetivos departamentais.
v
-
Avaliação dos recursos alcançados em comparação com os objetivos departamentais.
Participação atuante das gerências e
dos subordinados: Há
intensa participação do gerente e do subordinado.
Apoio Intensivo do
staff: A implantação da APO requer o apoio intenso de um staff previamente
treinado e preparado. A abordagem do tipo “faço-o você mesmo” não é
aconselhável em APO. Pois exige integração e coordenação de esforços.
Fixação de objetivos
v - É o ponto de partida para a APO. É
a declaração escrita do que se pretende alcançar.
v - Proporciona à organização uma
diretriz certa no sentido de uma finalidade comum.
v - Promovem o trabalho em equipe e
podem ser usados para eliminar as tendências egocêntricas de grupos existentes
na organização.
v - Serve de base segura para
verificar o valor das metas e dos planos e ajudam a evitar erros devidos à
omissão.
v - Tornam maiores as possibilidades
de previsão do futuro. Uma organização deve dirigir o seu destino, em vez de
submeter-se a fatalidade ou ao acaso.
v - Os objetivos ajudam a orientar e a
prever distribuição criteriosa dos recursos.
Então Administração por Objetivos
é:
Uma Técnica participativa de
planejamento e avaliação através da qual superiores e subordinados,
conjuntamente, definem aspectos prioritários e estabelecem objetivos
(resultados) a serem alcançados, num determinado período de tempo e em termos
quantitativos, dimensionado, as respectivas contribuições (metas) e acompanham
sistematicamente o desempenho (controle) procedendo às correções necessárias.
Bibliografia :
CHIAVENATO,
Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2003.
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