- Reflexão do grupo sobre o papel do administrador dentro dos princípios da sustentabilidade e responsabilidade social
A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social.
Os administradores de empresas são aqueles profissionais ao quais cabe o planejamento, a organização, gestão a orientação do uso dos recursos tecnológicos, físicos, humanos e financeiros das pessoas jurídicas, a fim de encontrar soluções para toda espécie de problemas administrativos.
Assim sendo, é o administrador ou gestor que planeja atividades, cria métodos, organiza o correto funcionamento dos diversos setores de uma empresa, garante a circulação de informações, de maneira perfeita, e calculam despesas referentes a diversos processos. Seu objetivo é fazer com que não ocorram falhas na comunicação, ou seja, que a empresa trabalhe com o número correto de colaboradores, identificar onde acontece e o porquê da existência de gastos desnecessários, fatos que podem gerar prejuízos à produção e conseqüente déficit orçamentário.
Campo de atuação do profissional de administração
Administração de Empresas: organização e direção de uma empresa em todas as áreas.
Produção: controla a saída e entrada de suprimentos, bem como os custos envolvidos no processo de produção.
Recursos Humanos: seleciona, treina e admite colaboradores, determina as políticas de carreira, salários e benefícios.
ONG’s: aplicação dos recursos captados em projetos educacionais, sociais, ambientais, etc.
Finanças: bolsas de valores, mercado de capitais, aplicações e investimentos da empresa.
Administrador de Cooperativas: supervisão e fiscalização de recursos, além da correta distribuição dos direitos entre os cooperados.
Comércio Exterior: importações e exportações, balança comercial e taxas alfandegárias.
Mercadologia ou Marketing: trabalha com o mercado realizando pesquisas de mercado, orientando a publicidade, o lançamento e a venda de determinado produto.
Controladoria: métodos administrativos e técnicas de organização, contabilidade, auditoria
Requisitos que o mercado exige do profissional de administração
Dentre as desejáveis características que o administrador de empresas deve ter, podemos citar: senso de oportunidade e senso de responsabilidade; objetividade; iniciativa; senso de prioridades; empreendedorismo; capacidade de intermediar possíveis conflitos; habilidade para trabalhar em equipes e liderá-las; pensar e agir calmamente (mesmo sob pressão); autoconfiança; capacidade de planejamento, decisão, negociação, organização e de resolver problemas práticos; dinamismo.
- Conceito de Sustentabilidade e responsabilidade social
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Responsabilidade Social é o reconhecimento presente nos cidadãos, individualmente e em conjunto, dos seus deveres para com a comunidade em que vivem e a sociedade em geral. Este conceito se fundamenta no princípio de que, em maior ou menor grau, as ações individuais sempre têm algum impacto (positivo ou negativo) na vida de outros cidadãos e da coletividade. Assim, a Responsabilidade Social concretiza-se por meio da tomada de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas, que contribuem para preservar e melhorar o bem-comum e elevar a qualidade de vida de todos. Quando aplicada às empresas, a expressão também é sinônimo de Responsabilidade Social Corporativa.
Influências na Administração
Desde os tempos da Antigüidade a administração recebeu influência da filosofia. Antes de Cristo, o filósofo grego Sócrates (470 a.C. 399 a.C) em sua discussão com Nicomaquis, expõe o seu ponto de vista sobre a administração: “Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquis, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres...” Platão(429 a.C 347 a.C) Também filósofo grego, discípulo de Sócrates, preocupou se profundamente com os problemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.Aristóteles, também filósofo grego, discípulo de Platão, do qual bastante divergiu, deu enorme impulso à Filosofia principalmente à Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano na sua época. Foi o criador da Lógica. No seu livro política, estuda a organização do Estado e distingue três formas de Administração pública: Monarquia, Aristocracia e democracia.Francis Bacon (1561-1626), filósofo e estadista inglês, considerado o fundador da Lógica Moderna, baseada no método experimental e indutivo. Antecipou-se ao princípio conhecido em Administração como “principio da prevalência do principal sobre o acessório”.René Descartes (1596-1650), um filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da filosofia moderna. Em seu livro O Discurso do Método, qual descreve os preceitos do seu método filosófico, hoje denominado o método cartesiano, que serviu de fundamento para a tradição cientifica do ocidente. Veremos mais tarde que vários princípios da moderna administração, como os da divisão do trabalho, da ordem, do controle etc. estão basicamente contidos nos princípios cartesianos.Thomas Hobbes (1588-1679) desenvolveu a teoria da origem contratualista do estado, segundo o qual o homem primitivo, vivendo em estado selvagem, passou lentamente à vida social, através de um pacto entre todos. O homem primitivo era um ser anti-social por definição, vivendo em guerra permanente com o próximo. O Estado viria a ser, portanto, a inevitável resultante da questão, impondo a ordem e organizando a vida social, qual um Leviatã.Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) desenvolveu a teoria do Contrato Social: O Estado surge de um acordo de vontades.Kal Marx (1818-1883) e seu parceiro Friedrich Engels (1820-1895) propõem uma teoria da origem econômica do Estado. O surgimento do poder político e do Estado nada mais é do que o fruto da dominação econômica do homem pelo homem. Com o surgimento da Filosofia Moderna, deixa a Administração de receber contribuições e influências, uma vez que o campo de estudo filosófico afasta-se enormemente dos problemas organizacionais.O militarismo contribuiu bastante para o surgimento da administração com a sua formação, estrutura e organização. A Igreja Católica contribuiu para o desenvolvimento da Administração com a sua estrutura, seu método de organização.
O admninistrador precisa saber e estar interado de ambos os assuntos para que ele saiba utilizar e controlar os recursos disponiveis de modo que não agrida o ambiente e de modo que não falte para as próximas gerações, ele tem que se aproveitar de sua importancia para transmitir para os consumidores, funcionários e áreas de influência, a importância de se preservar o meio ambiente, tem a função de influenciar as pessoas a preserver o mundo em que vivemos.
Bibliografia
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
sites : http://www.infoescola.com/profissoes/administracao-de-empresas/
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm
http://www.itsbrasil.org.br/conceito-de-responsabilidade-social
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